MZ® Aromas e Alquimia

Sua abundância no
caminho dos aromas

A MZ® Aromas e Alquimia leva a assinatura conceitual e criativa da cirurgiã-dentista especialista em prótese dental e practitioner em terapia floral pela Bach Foundation da Inglaterra,
Regina S. Amarante Manzochi.

Criar aromas personalizados e conectados com a natureza pessoal pede gentileza e disciplina para viver a essência dos aromas em todas as suas dimensões e frequências. Da ciência à arte, dos sentidos ao autodesenvolvimento, do servir à elevação da sua própria consciência, da espiritualidade à realidade quântica, da meditação à prática da abundância.

Criar aromas evoca educar-se no mundo das possibilidades alquímicas da perfumaria para a conexão com a sua natureza interior.

“O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem.”

João Guimarães Rosa

Regina S. Amarante Manzochi encontra nos aromas as respostas para sua realidade individual e empreendedora respirar novas direções de vida pessoal e relacional.

O mundo dos aromas vai da ciência à arte em um caminho infinito de possibilidades terapêuticas e emocionais para a saúde, bem-estar, abundância e construção de novas e boas memórias para o futuro das pessoas.

Abraços com aroma de alegria!

Regina S. Amarante Manzochi

História

O tempo, a revelação aromática

“Quando lidamos com os óleos essenciais e seu potencial biofísico, bioquímico e perfumístico, estamos lidando diretamente com uma força vital e acessando o verdadeiro âmago da alquimia da criação.”

Regina S. Amarante Manzochi

Com mais de 13 mil horas dedicadas ao atendimento personalizado em seu consultório particular, Regina foi pioneira do movimento no estado do Paraná que teve como objetivo o reconhecimento das práticas integrativas e complementares na Odontologia. Inaugurou a primeira comissão de Práticas Integrativas e Complementares com o apoio do Conselho Regional de Odontologia do Paraná. Ganhou a simpatia de colegas que uniram-se ao movimento nacional, cujo resultado foi o reconhecimento e normatização das práticas pelo Conselho Federal de Odontologia em 2006.

Trajetória pessoal

Regina nasceu e cresceu na cidade de Lages, região da serra catarinense, aprendeu a desenvolver suas habilidades sensoriais desde a infância. Criou-se próxima aos costumes da região serrana e natureza local. 

No início da adolescência, encontrou um livro que abriu sua mente para novas possibilidades relacionado a importância do autoconhecimento: A Terceira Visão, de um Lama Tibetano. A partir de então, passou a ampliar sua visão de vida que mudaria o rumo da sua própria história.

Iniciou a faculdade de psicologia aos 16 anos, e com ela, recebeu fundamentos importantes sobre a arte de cuidar. Um ano depois, passou a cursar Odontologia que lhe ampliou a visão da ciência humana, trouxe o conhecimento detalhado de estruturas complexas desde as células até os sistemas e suas funções.

A partir da união dos conhecimentos recebidos, Regina passou a entender que a saúde e as respostas ao tratamento, são frutos do meio ambiente em que a própria genética humana se encontra inserida. Que os pensamentos, emoções e sentimentos são tão importantes para a saúde quanto uma alimentação saudável, tal qual a frase: “Mente sã, corpo são”.

Passou a se aprofundar ainda mais atenta e minuciosamente nas influências, hábitos e frequências que contribuem para a saúde e bem-estar dos seres vivos.

Na virada dos anos 2000, iniciou o curso de Terapia Floral pela Bach Foundation da Inglaterra. Um universo de novas possibilidades frequenciais se abriram para contribuir no retorno ao equilíbrio e harmonia de si mesma e de todos os seres vivos. Aprofundou e ampliou seus estudos em pesquisas realizadas no mundo inteiro sobre a floralterapia e seus efeitos na saúde e bem-estar. Encontrou a relação entre os florais e demais práticas integrativas com a física quântica, o que resultou na monografia de conclusão do seu curso de Especialização em Prótese Dental, intitulado: A Arte de Cuidar em Saúde Bucal. Como anexo, catalogou próximo a uma centena de casos acompanhados individualmente com a terapia floral e seus surpreendentes resultados. 

O trabalho conferiu à Regina a nota máxima da banca examinadora e a sugestão para que realizasse a publicação de um livro com o rico conteúdo apresentado, o qual está sendo gradualmente elaborado.

A partir de então, Regina começou a ganhar reconhecimento dos colegas de classe e de pessoas próximas que acompanhavam a sua própria transformação, a medida que suas pesquisas avançavam. 

A alquimia passou a ter significado em seu dia a dia como uma importante ferramenta de autoconhecimento. Iniciou a união da aromaterapia com a floralterapia o que resultou no desenvolvimento de formulações exclusivas para induzir bons sentimentos e sensações agradáveis. Provou em si mesma o nascimento da Água Perfumada para Ambientes de Lavanda Inglesa, em sua primeira gravidez. Artesanalmente e com imenso rigor, Regina mergulhou no universo da aromacologia e seus efeitos cientificamente comprovados nos seres humanos, enquanto recebia os benefícios na prática. Percebeu a dificuldade que as pessoas tinham para encontrar produtos que atuassem pela via biofísica nos seres vivos. Por isso começou a desenvolver produtos artesanais para o bem-estar.

Em pouco tempo os produtos artesanais foram ganhando mais e mais simpatizantes o que inviabilizou a produção artesanal.

“Iniciei as primeiras alquimias como consequência de informações, conhecimento e sensações sobre o assunto. Descobri o quanto um simples sabonete que utilizamos no dia a dia, aroma para ambiente ou creme para corpo, podem influenciar as nossas emoções, saúde e sensações diárias, quando se busca bem-estar e qualidade de vida.
A partir dessas vivências encontrei dentro de mim um forte sentido para a arte de transformar, para a alquimia da vida. Assim nasceu a MZ Aromas! “

Regina S. Amarante Manzochi

MZ® Aromas e Alquimia

Em 2008, Regina fundou a MZ® Aromas e Alquimia com o objetivo de divulgar o conhecimento voltado para a importância do bem-estar na saúde.

Formalizou os Clássicos MZ®Aromas: cinco Águas Perfumadas que gentilmente unem as frequências florais com as propriedades dos óleos essenciais e as cores da natureza.

“A Alquimia com aromas inspira comunhão com a sua natureza e a do outro, isolamento criativo e reflexivo”.

Regina S. Amarante Manzochi

Encontros Sensoriais

A medida que mergulhava mais em seu autoconhecimento, um universo de novas possibilidades desvelavam em seu interior. Mudanças significativas promovidas pelo trabalho diário, seja meditativo, nutricional, na qualidade de pensamentos, reformulação nos atendimentos em seu consultório, contribuiu para o aumento exponencial de sua caixa de ferramentas para a vida cotidiana.

Com o objetivo de compartilhar a importância do autoconhecimento como fonte geradora de cura, bem-estar pessoal e coletivo, Regina promoveu o I Encontro MZ®Aromas e Amigos. 

Os encontros sensoriais foram movidos pela vontade de interagir das pessoas e de fazer acontecer um mundo melhor aqui e agora, da teoria à prática, vislumbrando a ponte que une o céu com a terra.

Regina formou uma rede de pessoas fraternas conhecidas durante sua jornada de autoconhecimento, disposta a “ser o mundo em que se quer viver”. Palestras, vivências, alimentação consciente, música e exposição de produtos exclusivos, marcaram o primeiro encontro. Centenas de pessoas participaram dos três encontros MZ®Aromas e Alquimia promovidos na cidade de Curitiba.

Com o eco gerado pelos encontros, Regina observou a quantidade de pessoas dispostas a se autoaprimorar. Por isso, realizou encontros frequentes que batizou de Rodas Interativas e Ações MZ®Aromas e Alquimia em lojas físicas. Ouvir o que mais as pessoas buscavam, suas dificuldades, anseios e levar novas possibilidades, foram os objetivos dos encontros.

A partir de 2015 perseguiu uma nova meta pessoal, lançando um desafio para as pessoas que quisessem cocriar um sonho acalentado e muito almejado, participando do seu Curso de Florais de Bach para Iniciantes. O curso completo foi dividido em 3 fases, uniu a floralterapia e a física quântica, como um convite para a formação de geradores de frequência conscientes na conquista dos sonhos. Foram 10 cursos ministrados em 10 meses seguidos. Depoimentos borbulhavam constantes a cada curso, cercado de altas frequências. No décimo primeiro mês, compartilhando de tantos sonhos realizados de seus alunos, Regina realizou o seu sonho: de ser mãe novamente.

“Com a gravidez, tive a sensação de ser abduzida, vinha de intensos meses entre cursos, palestras e muito trabalho – para a abertura à divindade feminina plenificada dentro de mim.”

Regina S. Amarante Manzochi

Regina entendeu que era momento de Ser e honrar a oportunidade. Os tempos inspiradores de gratidão e amorosidade trouxeram o desenvolvimento da Perfumaria de Pano, Alquimia de Luz – AromaReiki, Perfume Ravi Baby, para citar alguns. A paz, a alegria e a realização se fizeram abundantemente presentes.

Ampliando o universo de possibilidades

Em 2020, com o objetivo de levar o conhecimento ao maior número de pessoas possível com eficiência e rapidez, Regina criou o curso on-line que chamou de – Floralterapia: vivendo em altas frequências. O curso apresenta o caminho para qualquer pessoa aprender a se beneficiar das frequências florais na sua saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Os cursos são um convite para o bem-viver, oferecem a possibilidade de você auxiliar às pessoas próximas, aos animais e às plantas. Uma clara transformação pessoal e do seu ambiente para você criar um mundo de realizações. A leveza de sentir-se bem, gera uma soma de sentimentos elevados que se conectam com o melhor da vida.

Sentir-se em altas frequências e de maneira natural, liberta e transforma, passamos a vivenciar pequenos e grandes milagres em nosso dia a dia.

Regina S. Amarante Manzochi

Convido você a provar sua melhor versão e entrar neste universo de possibilidades que tive a oportunidade de aprender e vivenciar. Transmutar, eis a sabedoria para o bem-viver. Como a própria lei de Lavoisier: “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.
Essa é a alquimia da vida!

Seja mestre na arte de bem viver.
Participe conosco, desde já ofereço a você as boas-vindas!

Ciência

O incrível sentido do Olfato

O universo dos cheiros vem sendo explorado pela ciência há pouco tempo. Já a alquimia estava presente nas culturas greco-egípcia por volta do século III a.C. ou II a.C..

O principal fator que torna uma substância perceptível ao olfato é sua volatilidade. As moléculas precisam ser leves o suficiente para permanecer em suspensão no ar e chegar ao nariz.

O olfato é o único dos sentidos que tem acesso direto ao cérebro.

A área responsável por identificar os odores dentro do nariz é o epitélio olfativo, um tecido do tamanho de um selo postal, escondido no teto da cavidade nasal, coberto de muco pegajoso. O muco retém as partículas odoríferas para que elas possam ser analisadas pelos neurônios receptores – células que decodificam a natureza química das substâncias.

O funcionamento desses receptores apresenta mais de uma explicação:
Uma das teorias afirma que o formato de uma molécula define seu cheiro. As partículas que exalam o aroma se encaixam em receptores moldados especialmente para reconhecê-las de maneira instantânea.

O bulbo olfativo, responsável por processar os aromas, está em uma região do cérebro relativamente próxima do hipocampo e da amígdala, que são responsáveis pelas memórias e emoções. Justifica-se o motivo pelo qual cheiros, sentimentos e memórias ficarem tão próximos.

Já a biologia quântica explica que não é o formato da molécula que importa quanto ao cheiro e sim o nível vibratório das moléculas ou frequências aromáticas. Estas frequências aromáticas caracterizam-se por conter as vibrações específicas dos átomos, dentro de uma molécula odorífica. Como uma canção vibracional, tocam uma música nos receptores do nariz que captam as variadas frequências. As moléculas receptoras contêm partículas quânticas (elétrons) que saltam de um átomo para o outro determinando a vibração que permite identificar o cheiro através de uma frequência específica.

As frequências aromáticas podem nos explicar as respostas psicológicas sutis dos aromas.

Os aromas criam novos significados para sua vida.

A Aromatologia

A aromatologia, como ciência, avança a cada dia e tem aberto novos horizontes para os conceitos de saúde e bem-estar associados ao homem, aos animais e às plantas. O emprego cotidiano dos óleos essenciais tem sido significativo no meio acadêmico-científico, nas mais distintas áreas – medicina, psicologia, odontologia, veterinária, agricultura, etc. -, e, no que concerne aos estudos voltados para a saúde do homem. Sua ação vem sendo estudada em processos que vão desde métodos preventivos até tratamentos, e que agem sobre o corpo e a mente de forma integral.

Os óleos essenciais são canais de cura e transformação, traduzem a expressão mais pura dos segredos e mistérios da natureza, unindo o que há de mais genuíno na sabedoria empírica milenar ao coração da ciência moderna.

Disseminar o conhecimento da Aromaterapia e da Aromatologia é também fortalecer e encorajar caminhos mais saudáveis e conscientes, abrindo novas percepções para a compreensão da saúde e da natureza humana.

Assim como no céu na terra, o caminho do meio, o equilíbrio, a união!

Sacola